quinta-feira, 30 de abril de 2009

O espirro do porco


Atual preocupação mundial, a gripe suína desbancou até assuntos como a crise financeira mundial ou a próxima medida do governo Obama. Desde o surto da gripe aviária, em 2005, o mundo nunca esteve em tamanho estado de alerta e pavor. E não é pra menos, afinal de contas, a OMS - Organização Mundial de Saúde - aumentou para o nível 5 o risco de pandemia da gripe. Vale salientar que o máximo é nível 6.

Mas, por que ela é digna de tamanho estado de alerta, a ponto da OMS declará-la como uma emergência na saúde pública internacional?
Primeiro, esta não é uma gripe comum. Apesar dos sintomas parecidos com os da gripe comum, como
cansaço, febre, fadiga, dores pelo corpo e tosse, esse vírus da gripe suína é forte e altamente mutável, ou seja, é capaz de matar e se modificar ao ser transmitida.
Segundo, ela é de fácil contágio e você nunca sabe se está contaminado ou se é apenas uma sinusite. Assim, o melhor a fazer é ir a algum hospital competente assim que o mínimo sintoma de gripe aparecer.
Terceiro, os remédios para combatê-la ainda estão em fase de testes, enquanto mais e mais pessoas contraem o vírus diariamente.
E quarto, já há suspeitas de contaminação em território brasileiro - a saber, Espírito Santo, Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Itapema. (Fonte: wikipédia)

Agora está entendido o motivo de tanta preocupação e alarme mundial? Admito que estou paranóica quanto à gripe. Graças à Juliana (sim, a culpa foi inteiramente sua! hahahaha, to brincando, mas teve uma parcela de culpa sim!) e à Band News, que parece não ter mais notícias senão a tal doença. E não é apenas noticiá-la para alertar, mas parece que a cada cinco minutos lembrar-nos de que estamos em pandemia não é suficiente. É preciso amedrontar a população!
Também acredito que essa gripe é um sinal de que o planeta está próximo ao fim. Não sei se alguém já percebeu, mas ultimamente, o mundo está com um tempo maluco (ora chove, ora faz um sol de matar, sem falar no aquecimento global), blecautes (aportuguesado mesmo), a água falta praticamente em dias alternados (e não estamos em regime de racionamento - além de que faltar água com a quantidade de chuvas que cai diariamente é no mínimo preocupante) e a tal da gripe suína. O que mais falta nos acontecer? Sinceramente, prefiro que esta pergunta não seja respondida.


7 comentários:

  1. Vc não acha estranho essas coisas de gripes e virus aparecerem do nada e sempre em tempos de crise? Quanto ao clima: o que vc queria? Olhe para fora e veja quantidade de poluintes que o homem vem produzindo e o quanto de recursos naturais a gente vem consumindo... Se o mundo está chegando ao fim, o culpado somos nós e cabe a nós mesmos conserta-lo. O que eu acho que vai ser mais difícil... consertar tudo isso. Cada um só olha pela janela e dela não sai. Vc sai? Será que eu lembro de reciclar os papeis velhos da universidade. E olhe que tem um posto perto da minha casa, mas eu tenho medo de ser assaltada, por isso que não saio. E então. O que a gente faz?

    ResponderExcluir
  2. 1º Realmente Celina, além disso os anos também estão passando cada vez mais rápido, parece até que Deus está brincando de "the sims" com a gente.
    2º A culpa do seu medo é inteiramente de Juh mesmo, porque você viu que eu tentei contornar a situação falando dos zumbis que se originariam dessa gripe.
    3º É o fim do mundo, nossa sexta extinção!! oh meu Deus! Como disse Yves, "vamos começar a estocar comida!"
    4º Você escreve bem de mais menina!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ei, eu jogo Sims2 :) Mas eu não deixo os meus sims infelizmente como esse "Deus" deixa.
    E Celina, se eu fizer isso as coisas ficar molhadas :( Já tentou atender celular no banho? Molha, molha molha >_<

    ResponderExcluir
  4. Concorde comigo que o mundo não foi feito para bilhões de pessoas, Celina. Pode parecer meio estúpido, mas eu tenho pra mim que a natureza é algo vivo, consciente, e que está querendo o espaço que nós tomamos dela há tanto tempo. O 'bom' é que infelizmente acho que não tem mais volta.

    O mundo tá acabando! Corram para as montanhas! :)

    Belo post. Gosto do teu jeito de escrever.


    PS: é Mônica, acho que até nós jogamos melhor do que esse "Deus". Qualquer horinha dessa eu tiro pra ir lá dar uns 'tips' a ele.

    ResponderExcluir
  5. Marília, na verdade, o tempo está passando mais devagar, nós é que temos mais coisas para fazer, por exemplo. (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM942143-7823-AS+CURIOSIDADES+SOBRE+A+CONTAGEM+DO+TEMPO,00.html)

    É melhor refletir com mais atenção sobre essa pandemia... Cerca de 1000 infectados (a população planetária é de mais de 6 bilhões) e quantos morreram? Marromeno 15, né? Estávamos até discutindo isso na sala...

    ResponderExcluir
  6. Eu sei q ...eu tou gripada!!=XX

    Celina desculpa por fazer medo, mas é ate divertido, vc deveria tentar algum dia desses...>


    ;***

    ResponderExcluir

Super comentem, galëre!