quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sim, estou em crise

Dia desses estava quase dormindo quando parei e pensei: e se eu não for nada e esta vida não for nada? E se eu me preocupo à toa todos os dias? Será que tudo isso - sentimentos, objetos, arte - é mera ilusão? Não a ilusão cinematográfica, mas a ilusão ilusão. Aquela que você só percebe quando já é tarde demais e não há mais tempo pra voltar. E se não houver Deus, santos e anjos? Ou diabo, caídos e inferno? E se tudo for uma grande mentira? E quando eu digo tudo, quero dizer tudo mesmo! Eu, você, a internet, as letras, o oxigênio, as páginas, até mesmo isso que você está lendo! Quando penso nisso tudo, me dá calafrios. Quase perco o sono de vez. E daí eu penso na outra possibilidade: Se é ilusão, por que eu sinto tudo isso com tanta intensidade? O medo, a coragem, o ódio, o amor, o feio, o belo, a guerra e a paz serão ilusões? Invenções de uma mente maior? Não acredito. Isso tudo é tão... humano e real que a primeira possibilidade parece mais idéia conspiratória ou de criança. Não que seja completamente impossível, mas vocês já repararam ao mal que nos circunda dia a dia, hora a hora e minuto a minuto? Se ando pelas ruas da cidade, posso ser assaltada. Se fico em casa, posso morrer de calor (literalmente, depois desse tal de aquecimento global...). Se como, as gorduras trans me matarão aos poucos. Se bebo, o álcool degenerará meu cérebro e meu fígado ( e se bebo água, ela não está 100% limpa). Se durmo, sou vagabunda. Se procuro algo pra fazer, hiperativa. Se saio demais, baladeira. Se fico em casa demais, caseira (ou até mesmo careta). Não há nada seguro o bastante. Na verdade, não há nada seguro. O que fazer, então? Preferir que seja tudo ilusão e correr o risco de parecer maluca ou infantil. E, sim, estou em crise. Por quê? Por pensar nisso tudo e não conseguir nem sequer cogitar uma solução. O mundo está perdido, eles dizem. É, está sim e os humanos também, eu digo.

3 comentários:

  1. uauuuuuuuuuu
    penso nisso quase todo dia
    ifelismente eu nao diz o meu blog com essa ideia, mais se fosse, teria uma postagem nesse momento muito semelhante a tua!
    adorei, me provou que nao estou sozinho nesse mundo!

    Agora se você pensar demais nisso você fica doido, eu lhe garanto!

    ResponderExcluir
  2. Hoje qualquer coisa pode ser mentira.
    Penso nisso as vezes, mas paro de pensar no momento em que começo a pensar que convenhamos, sendo mentira ou não, o mundo é muito real.

    Pensar enlouquece. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  3. Quem acha que é o único nesse mundo a pensar nessas "loucuras", sonhar a noite inteira e nem conseguir dormir, pensar se tudo é uma grande mentira esta redondamente enganado. Iodos pensam nessas coisas... so n tem coragem de tornar publico a hora toda e ser taxado de louco.

    ResponderExcluir

Super comentem, galëre!