domingo, 25 de janeiro de 2009

Obamania


Eu acredito no Obama. Acredito que ele trará a paz mundial, reverterá a crise do capitalismo, unirá os povos e perdoará as dívidas de todos os países do 3° mundo. HA HA HA! Fala sério! Mas, sem ironias, vocês realmente acreditam que Obama é o salvador do mundo? Não acham que ele prometeu demais? Ou, melhor: não acham que é esperado demais dele? Promessas de campanha são promessas de campanha, seja aqui nos confins do mundo, seja no "mundo civilizado". O que eu acredito, de verdade, é que ele vai tentar fazer alguma coisa, ao menos. Já começou bem com o lance de Guantânamo. Mas, não sei se ele será capaz de fazer tudo o que esperam dele. Ele não é Jesus Cristo, gente! E esse "endeusamento" em torno da figura dele é o que mais me incomoda. Aliás, ele também não é o plebeu que a mídia afirma veementemente. Ele é formado nas Universidades de Columbia e Harvard, extremamente requisitadas, famosas e, o mais importante, caras! É fato que ele conseguiu muitos feitos ao longo de seus 40 anos. Afinal de contas, ele foi o primeiro presidente afro-americano da revista Harvard Law Review. E, agora, o primeiro presidente afro-americano dos EUA, um dos países mais preconceituosos do mundo. Tiro meu chapéu, Obama! Porém, apesar dessas conquistas importantíssimas, não quero ser otimista em excesso. Desejo, com todo o meu coração, que ele faça ao menos um terço do prometido. Principalmente com relação ao Oriente Médio. E, mesmo que ele não faça muita coisa, seu governo será bem melhor do que o do antecessor, George W. Bush. Sobre este prefiro nem comentar, seus atos insanos falam mais do que minhas simples impressões. Só espero que ele não pense dessa forma e tente, realmente, fazer alguma diferença nesse mundo. Um passo já está dado, falta o caminho a trilhar. E, para isso, desejo boa sorte ao Barack.

3 comentários:

  1. Boto fé no Barack OSama. Ele é bonitinho (talvez tanto quanto o collor) e ao que me parece ele começou bem. Igualou os salarios das mulheres aos dos homenens e mostrou ser alguem NÃO-preconceituoso, alguem com a cabeça aberta para o que o mundo todo quer. Ele é SIM a ESPERANÇA do mundo inteiro, querendo ou não, bom ou não. Deixa o povo sonhar em paz e não sejamos tããão pessimistas, afinal, se não for Osama digo Obama quam mais seria nesse mundo?

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não estou sendo pessimista, só não quero ser otimista demais, entende? Esperar demais nunca é bom...

    ResponderExcluir
  3. Hummm, se for comparar Obama com Bush, já é um avanço incrível, não acha? Não, ele realmente não é o salvador, mas toda mudança já é motivo pra um pouco de 'esperança', eheheh. Acredito que ele possa fazer um bom governo e melhorar um pouco as coisas. Repito, um pouco. Pra melhorar todas as coisas que acontecem no mundo é um trabalho pra longos anos e governos, de continuidade, o que eu já acho muito utópico.

    Mas já é um passo.

    :D

    ResponderExcluir

Super comentem, galëre!