terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Eu esperava mais...


Bem, eu acredito que seja de conhecimento geral que adoro filmes. E que tenho fortes tendências a detestar adaptações de livros ao cinema. Eu costumava ter um certo pensamento sobre adaptações: elas deveriam "respeitar" a obra literária e tentarem, ao máximo, serem literais em suas traduções, digamos assim. Logo aprendi uma valiosa lição: isso nunca vai acontecer. Não é por falta de amor à obra ou algo parecido. É simplesmente pelo fato de tratar-se de duas mídias completamente diferentes: o livro, que tende a "puxar" pra imaginação do leitor e o cinema, cujas imagens já estão ali, a vista de todos. Tudo o que o leitor imagina, desde a aparência de personagens até o modo como as situações ocorreram são traduzidas da forma como o diretor bem entende e isso nem sempre é bem-vindo, pelo menos pra mim. Tenho dificuldades em aceitá-las de primeira e fim de papo.
Então, vocês devem entender mais ou menos porque eu não gostei tanto assim de Crepúsculo, dirigido por Catherine Hardwicke. A adaptação do livro de Stephenie Meyer não é de todo ruim, mas eu esperava bem mais dela. Não entendo e, por favor, se alguém entender me explique, por que, Deus do céu, Hollywood tem essa tendência de estereotipar personagens? Eles acham que o público é burro e não consegue entender o filme se cada um não tiver o papel certinho? Me irrita ver o que fizeram de personagens como Jasper Cullen, o irmão mais novo de Edward Cullen, por exemplo. Tudo bem, o explicado é que ele é um “recém-vegetariano” (por assim dizer) e fica entorpecido pelo cheiro de Bella. Mas, por que mostrá-lo com cara de idiota? Quero dizer, ele parece mais um deslocado do que um vampiro! E por que essa obsessão com o fato da protagonista ser a mais bonita? Sempre imaginei que Rosalie Cullen, irmã de Edward, fosse a mais bonita da história e que fosse mais apática e menos falante. Mas, no filme, o papel dela foi reduzido a um só: a ciumenta. Totalmente injusto, vale salientar.

Mas, enfim, deixando os personagens de lado, vamos a um detalhe bastante particular e que eu realmente me irritei: por que diabos uma ser humana totalmente comum (entendam comum no sentido de não ser a mais forte, ou a mais esperta), super desastrada, consegue fugir de dois vampiros dotados de força e um deles, inclusive, com poderes de visão do futuro!? E da forma mais simplória possível, de forma a realmente subestimar a inteligência do telespectador. Bem, não vou mais tentar explicar porque não gostei tanto do filme... A história está meio furada, os personagens estereotipados e as únicas coisas legais mesmo são o cenário e a trilha sonora (bem pop, é verdade, mas ainda assim legal). No mais, não seria um filme que eu indicaria para um apreciador de filmes. Mas, quem está apenas a fim da diversão, vale à pena conferir.

3 comentários:

  1. Celina, eu também esperei que Rosalie fosse a mais bonita, aquela atriz é latina forGod'ssake! Nada a ver com a Rosalie do livro. Mas os comentários que tu fez sobre Bella ter fugido com tanta facilidade de Alice e Jasper faz parte da história -- no livro. Então não é "culpa" do filme. O público-alvo de Crepúsculo é dos 12 aos 17 anos. Mas a história é meio boba demais mesmo. Visualmente o filme é lindo e no geral eu gostei sim. Já vi 2 vezes! Hehehe.


    btw, Priscila quer o livro dela =X

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Comparado aos filmes (toscos) de Harry Potter, Crespúsculo é uma adaptação muito boa! Como Gabi falou, visualmente é muito bonito, a trilha sonora kicks ass, eu achei que algumas cenas foram desnecessárias (deram muito destaque ao clã de James, e à Rosalie tb) mas conseguiram deixar a história clara e mesmo que o público principal seja formado pelos fãs do livros, uma pessoa que nunca os leu entenderá perfeitamente a história...
    Quanto aos estereótipos, eu acho que Jackson Rathbone fez um bom trabalho com o personagem (Jasper), talvez porque eu tenha uma afeição pelo ator, mas o problema é que ele não se parece fisicamente com o personagem que muitos imaginavam, eu adoro o ator, mas ele não tem nada a ver com a aparência de Jasper! A mesma coisa acontece com a Rosalie, a atriz é boa, mas não tem nada a ver com a personagem, e sem falar que deram muito destaque a ela quando ela não tem muita participação no livro...
    Nenhum fã ficará totalmente satisfeito com adaptações de livros, mas não se pode agradar todos ao mesmo e como eu acredito que a verba de Twilight não tenha sido tão grande e também porque a maioria desses filme têm mais ou menos 2 horas, é uma tarefa complicada colocar um livro de quase 400 páginas num filme de 2 horas.
    Bem, eu realmente gostei do filme! And I can't wait for the next one! *-*
    Melhor eu parar de escrever, vou acabar escrevendo mais que tu! uaauhauhuhahuahuhuahua


    E aliás, I really want my book back! Mp quer ler! E eu quero ler de novo! huauhahuuhahuahuhuahuuha

    ResponderExcluir
  3. mininaaaaaa, q show teu blog, da orgulho dessa menina viss? rsrsrsr
    parabens, ta muito legal, vou acompanha-lo sempre.
    bjus, continue assim...

    ResponderExcluir

Super comentem, galëre!