segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Que é importante...


...É. Não posso dizer que não é porque estaria mentindo. Não é muito mais legal quando você olha pra alguma pessoa, ou pra alguma coisa e essa pessoa/coisa é bela? Claro que é. E intimidante também. Pessoas/coisas muito bonitas podem te causar fascínio e, ao mesmo tempo, medo.


Eu sempre tive essa relação paradoxal com o belo. Mas, antes de afirmar “isso é bonito”, eu analiso. Analiso tudo. No caso de uma pessoa, é muito fácil apontar e dizer quem é bonito e quem é feio. No entanto, se eu começar a conhecer a pessoa melhor e ela se mostrar preconceituosa ou limitada, por exemplo, acabou-se a beleza. Sim, eu sou radical assim.


Quer coisa mais feia do que alguém mal educado ou mal humorado? Às vezes um simples “bom dia”, mesmo que por pura cortesia, já dá um novo ânimo a pessoa. Lembro-me de uma vez em que estava triste e uma pessoa foi cortês comigo desejando-me apenas um “bom dia”. Eu lembro que, nesse instante, acreditei na humanidade por 1 ou 2 minutos. Sim, isso é muito pra mim.


E sinceridade? Isso é tão importante quanto educação e bom humor. Uma pessoa alegremente falsa é logo percebida e aí ela perde toda a credibilidade. Se bem que é preciso dar um pouco de crédito a uma pessoa que consegue fingir alegria. Ou não. Enfim, pessoas que te olham nos olhos e dizem o que você precisa ouvir quando ninguém mais tem coragem. Isso sim é bonito, cara. Vale mais do que um par de olhos azuis feito o mar te olhando com cinismo e tentando te enganar só porque pode. Isso é horrível e feio de verdade.


Salientando que educação não se resume a cortesias aprendidas na infância, como “com licença”, “obrigada” e “por favor”. Ouvir o outro, aliás, saber a hora de ouvir o outro é pura educação. Respeitar a opinião alheia, tratar de assuntos delicados em particular, discrição. Tudo isso é educação e ainda com o bônus de elegância. Nota dez, moleque!


Algumas pessoas detestam gente efusiva. Eu não. Sério mesmo. Acho que consigo diferenciar quando a pessoa é realmente efusiva ou apenas gosta de exibição. Pessoas efusivas costumam ser sinceras e, por isso, gosto de pessoas efusivas. As efusivas de verdade, capazes de rir alto com uma piada ou de chorar com uma má notícia. Eu respeito.


Em resumo: uma pessoa bela, para mim, vai alem de um corpo bacana, roupas estilosas e rostinho de boneca. Tudo isso só vale se ela for educada, gentil, discreta, bem humorada, esperta e respeitosa. É isso aí!


Frase-resumo do post: “A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma” – Henrik Ibsen


*Keira Knightley, a Elizabeth de Orgulho e Preconceito: bela.

Um comentário:

  1. Cel, beleza põe a mesa?]
    Depende do seu apetite, depende do que você quer comer
    Depende de sua fome!

    ResponderExcluir

Super comentem, galëre!